quarta-feira, 21 de julho de 2010

Curso Empreendimentos Imobiliários

 

ANOREG-SP - Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo

 

 

 ANOREG/SP on-line - 20/07/2010 - n. 219

Universidade Secovi promove o curso Gerenciamento de Empreendimentos de Parcelamento do Solo Urbano

De 9 de agosto a 22 de novembro de 2010, sempre às segundas e quartas-feiras, das 9h às 13h, a Universidade Secovi promove o curso Gerenciamento de Empreendimentos de Parcelamento do Solo Urbano.

A proposta do curso é indicar os caminhos mais adequados para que o empreendedor de loteamentos não transforme um bom investimento em problema por desconhecer os procedimentos necessários e a própria legislação.

Em 11 módulos, o participante terá uma visão completa da atividade de parcelamento do solo urbano, percorrendo o trajeto mais seguro para evitar prejuízos, sanções administrativas e criminais por falta de conhecimento das leis que regulamentam esse tipo de imóvel; saberá quais os principais cuidados que devem ser tomados na aquisição da gleba e regularização; acompanhará o desenvolvimento de projetos urbanísticos e de infraestrutura de saneamento básico, implantação de obras e serviços de loteamento, escrituração contábil e incidências tributárias; conhecerá mais sobre aprovações e registro imobiliário, contratos de parceria e contrato padrão, de empreitada de obras e de serviços, implantação de obras, interferências do código de defesa do consumidor, comercialização e administração do empreendimento, e regularização de loteamento.

Coordenado por Vicente C. Amadei, diretor da vice-presidência de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP e representante titular do Secovi-SP no Graprohab, o curso terá um módulo específico sobre a ética na atividade de Parcelamento do Solo Urbano e outro sobre Código de Defesa do Consumidor.

Serão conferidos certificados aos participantes que tiverem 75% de frequência. O curso vale 100 pontos para o Programa de Qualificação Profissional – PQE.

Público-Alvo

Empresários, gerentes e encarregados de setores específicos de empresas que atuam na atividade de loteamento e de desenvolvimento urbano; proprietários de glebas; agrimensores, engenheiros, arquitetos, advogados e outros profissionais prestadores de serviços, estudantes, servidores públicos e demais interessados na área de parcelamento do solo urbano.

Objetivos

Aprimorar os conhecimentos de empresários, profissionais e representantes do poder público que atuam na área de parcelamento do solo urbano, visando à melhoria da qualidade dos projetos, atendimento às exigências legais urbanísticas, ambientais, de saneamento básico, aprovações, registro imobiliário, comercialização, contabilização e administração do empreendimento, inclusive regularização urbanística e registrária de loteamento.

Capacitar proprietários de glebas, iniciadores na atividade de loteamento, estudantes, prestadores de serviços, funcionários públicos e demais interessados.

Conscientizar empreendedores e representantes do poder público sobre a necessidade de exercer suas funções com responsabilidade para evitar prejuízos, sanções administrativas e criminais.

Enfatizar a obrigação de produzir lotes com qualidade e legalidade para dar aos compradores a devida segurança e tranquilidade na aquisição de um imóvel.

Proporcionar, ao aluno aprovado no curso, condições para requerer à Universidade Secovi-SP, sua certificação profissional como “Gestor de Empreendimentos Privados de Desenvolvimento Urbano”, mediante o atendimento de alguns requisitos (informações: www.universidadesecovi.com.br/egparsolo/).   

Temas

Data

Módulo

Conteúdo/ Instrutor

09/08/10

1. Visão global da atividade de loteamento (4h)
Instrutor: Vicente C. Amadei – Consultor imobiliário 

Noções gerais sobre aspectos legais, urbanísticos, ambientais, econômicos, técnicos, aprovações, registro, implantação de obras e serviços, comercialização e administração do empreendimento.

11/08/10

2. Estudos de viabilidade do empreendimento (16h)

I – Viabilidade Legal
Instrutor: Luis Paulo Germanos – Advogado

16/08/10

2. Estudos de viabilidade do empreendimento (16h)

II – Viabilidade, Restrições e Licenciamento Ambiental
Instrutor: Marcio Navarra Frogeri – Engenheiro florestal

18/08/10

2. Estudos de viabilidade do empreendimento (16h)

III- Viabilidade Urbanística e Comercial
Instrutor: Michel Rike – Arquiteto

23/08/10

2. Estudos de viabilidade do empreendimento (16h)

IV – Viabilidade Econômico-financeira
Instrutor: Luiz Fernando Cozac – Engenheiro civil

25/08/10

3. Projetos técnicos essenciais (16h)

I – Projeto Urbanístico
Instrutora: Cibele Riva Rumel – Arquiteta/ urbanista

30/08/10

3. Projetos técnicos essenciais (16h)

II – Geotecnia e Pavimentação
Instrutor: Mauro Hernandez Lozano – Engenheiro civil

01/08/10;
08/09/10

3. Projetos técnicos essenciais (16h)

III – Projetos de Infra-Estrutura de Saneamento Básico, Drenagem e Terraplenagem
Instrutor: Helio Narchi – Engenheiro civil

13/09/10

4. Aprovação de projetos e registro imobiliário (8h)

I - Aprovação na Prefeitura e no GRAPROHAB
Instrutor: Jonas Mattos – Engenheiro civil

15/09/10

4. Aprovação de projetos e registro imobiliário (8h)

II - Registro do Loteamento
Instrutor: Everton Luiz Martins Rodrigues – 1º Oficial de Registro de Imóveis de Piracicaba-SP

27/09/10

5. Contratos imobiliários e de serviços (8h)

I – Contratos Comerciais e de Parceria
Instrutora: Zildete Maria dos Reis Medeiros – Advogada

29/09/10

5. Contratos imobiliários e de serviços (8h)

II – Contrato Padrão
Instrutor: Flauzilino Araújo dos Santos – Presidente da ARISP

04/10/10

6. Implantação de obras e serviços de loteamento (4h)

Instrutor: Ricardo Spezzotto – Engenheiro civil

06/10/10

7. Código de Defesa do Consumidor (4h)

Instrutor: José Carlos Baptista Puoli – Advogado

13/10/10

8. Comercialização e administração do empreendimento (24h)

I – Loteamentos de Alto, Médio e Padrão Popular (Treinamento de Corretores – Propaganda e Publicidade – Vendas)
Instrutor: Álvaro Costa – Diretor de produto de loteamento

27/10/10

8. Comercialização e administração do empreendimento (24h)

II – Gerenciamento e Monitoramento de Imobiliárias e Corretores Independentes
Instrutor: Gladston Tannous – Consultor de negócios imobiliários

18/10/10;
20/10/10;
25/10/10

8. Comercialização e administração do empreendimento (24h)

III – Administração do Empreendimento
Instrutora: Mariângela Iamondi Machado – Analista de sistemas e diretora administrativa

03/11/10

8. Comercialização e administração do empreendimento (24h)

IV – Sistema de Gestão Informatizada de Loteamento
Instrutor: Adilson Machado – Administrador

08/11/10

9. Contabilidade, imposto de renda e outras e incidências tributárias (4h)

Instrutor: Mario Morando – Consultor e advogado

10/11/10

10. Regularização de loteamento (8h)

I – Regularização Urbanística
Instrutor: Jonas Mattos – Engenheiro civil

17/11/10

10. Regularização de loteamento (8h)

II – Registro de Parcelamento Regularizado
Instrutor: Vicente de Abreu Amadei – Juiz de Direito

22/11/10

11. Ética na atividade de parcelamento do solo urbano (4h)

Instrutor: José Renato Nalini – Desembargador do TJSP


Local

Nova Sede da Universidade Secovi-SP: Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2344 – 9º andar. São Paulo – SP (entre a Al. Santos e Av. Paulista).

Investimento*

Curso Completo

Participantes

À vista com desconto

Parcelado

Sócios SECOVI, AELO-SP E SINDUSCON, funcionários de Órgãos Públicos e Estudantes

R$2.100,00

4 x R$546,00

Demais Interessados

R$2.520,00

4 x R$655,00

 

Módulos Avulsos

Carga horária: 4h

Carga horária: 8h

Carga horária: 16h

Carga horária: 20h

Carga horária: 24h

Sócios: R$140,00

Sócios: R$250,00

Sócios: R$400,00

Sócios: R$500,00

Sócios: R$600,00

Demais: R$240,00

Demais: R$350,00

Demais: R$500,00

Demais: R$600,00

Demais: R$700,00


* Inclui material didático, coffee-breaks e certificado

Informações e inscrições

Telefones: 5591-1304 a 1308

E-mail: universidade@secovi.com.br

Site: www.universidadesecovi.com.br

Realização

Universidade Secovi SP


Apoio

AELO

 

SindusCon SP

 

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Expediente

Diretoria

Presidente: Patrícia André de Camargo Ferraz
Vice-Presidente: José Emygdio de Carvalho Filho
1º Secretário: Jussara Citroni Modaneze
2º Secretário: Adauto Faria da Silva
1º Tesoureiro: George Takeda
2º Tesoureiro: André Azevedo Palmeira
Diretor de Notas: Paulo Tupinambá Vampré
Diretor de Registro de Imóveis: Flauzilino Araújo dos Santos
Diretor de Protesto: José Carlos Alves
Diretor de RTD e RCPJ: Paulo Roberto de Carvalho Rêgo
Diretor de Registro Civil das Pessoas Naturais: Rodrigo Valverde Dinamarco

Conselho Fiscal

Titulares
Lincoln Bueno Alves
Cláudio Marçal Freire
Sérgio Jacomino

Suplentes
Odélio Antonio De Lima
Marcelo Augusto Santana De Melo
Izaías Gomes Ferro Junior

Editor: Sérgio Jacomino
Jornalista responsável: Fatima Rodrigo (MTb 12576)

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