.

sábado, 10 de abril de 2010

Governo lança ferramenta que integrará dados geoespaciais

Governo lança ferramenta que integrará dados geoespaciais – (INCRA).

Nesta quinta–feira (8), às 9h, o presidente do Incra, Rolf Hackbart, participa da solenidade de lançamento da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). O evento acontecerá no auditório do subsolo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no bloco K da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Na ocasião, Hackbart assinará, junto com membros de outras instituições ligadas a produção de dados cartográficos, um Termo de Cooperação Técnica que auxiliará na promoção do adequado ordenamento, geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, disseminação e uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.

A INDE, criada pelo Decreto nº 6.666/2008, é uma ferramenta do Governo Federal que possibilitará a interoperabilidade dos dados, ou seja, o cruzamento dos dados geoespaciais existentes nas diversas instituições do governo brasileiro. O Incra participará com o fornecimento de dados cartográficos sobre assentamentos, quilombolas e glebas arrecadadas.

“A INDE possibilitará a melhor gestão das bases cartográficas brasileiras. Na prática, isso significa, entre outras coisas, economia de recursos porque se começa a ter um volume tão grande de dados que na elaboração de novos projetos será possível poupar muito trabalho, pois os dados já estarão atualizados e disponíveis no sistema”, afirma Judson Magno da Silva Matos, chefe da Divisão de Geoprocessamento do Incra.

Também participarão do evento de lançamento representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Fazenda, Transportes, Cidades, o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A INDE e seus objetivos

Antes de sua criação, toda a informação geoespecial existente no País se encontrava distribuída entre várias instituições públicas e privadas. Eram, portanto, encontradas de forma isolada, em diferentes formatos e padrões e em sistemas divergentes, gerando redundância de esforços e investimentos na obtenção e produção dessas informações.

Com a nova ferramenta, além da padronização as informações levantadas ficarão disponíveis no portal http://www.inde.gov.br/, onde os usuários poderão acessar e conhecer melhor as características do nosso país.

Pelo portal, serão oferecidos serviços de acesso a dados não só do Incra, mas também outros produtores de informações cartográficas como o IBGE, Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Embrapa, por exemplo. Também será possível visualizar mapas, baixar arquivos vetoriais, além de buscas através de nomes geográficos.

Fonte: http://www.incra.gov.br/
Data de Publicação: 07.04.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário